O Banco Central Europeu (BCE) manteve hoje as taxas de juro directoras, incluindo a taxa de depósitos em 2,00%, considerada neutra para a zona euro, por não estimular ou travar o crescimento económico.
A prestação da casa paga ao banco vai descer 88,88 euros em Setembro nos contratos com taxa variável, com um crédito de 150.000 euros, indexado à euribor a 12 meses, de acordo com uma simulação da Deco.
O Banco Central Europeu decidiu reduzir a taxa de juro diretora em 25 pontos base para 3,5%. Pouco depois da publicação, o euro valorizou face ao dólar americano.
Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), defendeu hoje que o ritmo de redução das taxas de juro deve avançar “gradualmente e cautelosamente”, não de forma "mecânica".
O BCE afirma que os bancos endureceram no 2º trimestre os padrões da concessão de crédito às empresas e às famílias, para a compra de casa e consumo, devido à incerteza e porque a política monetária é menos expansionista.
Os 112 maiores bancos da zona euro baixaram a rendibilidade do capital próprio no primeiro trimestre para 5,98%, contra 7,21% no primeiro trimestre do ano anterior, foi hoje anunciado.
Os bancos tornaram mais rigorosos no quarto trimestre de 2020 os padrões da concessão de crédito às empresas e às famílias, tanto para aquisição de habitação como para o consumo, concluiu hoje o Banco Central Europeu (BCE).
O Banco Central Europeu manteve as taxas inalteradas durante a reunião de hoje, em linha com as expectativas do mercado.